Com Cactus, Citroën dobra vendas e participação

Montadora francesa já tem 1,2% do mercado; Cactus responde por 59% das vendas

Lançado em agosto do ano passado, o Cactus conquistou um espaço importante no mercado e fez a participação da Citroën crescer de 0,6% para 1,2%, com 2.526 unidades no último mês de maio, sendo que o novo modelo representou nada menos do que 58,7% das vendas da marca. tabela.

Vendas 2018/2019 - De outubro (primeiro mês cheio de vendas) a maio, as vendas do Cactus chegaram a 9.885 unidades, mais da metade (51,3%) de todas as vendas da Citroën no Brasil.

O Cactus coloca a marca no segmento mais promissor, hoje, o dos utilitários esportivos compactos, onde há muita concorrência (veja quadro abaixo), mas também muita procura. Considerando apenas os concorrentes diretos - o Honda WR-V e o Caoa Chery Tiggo 2 - que estão mais próximos do tamanho do Cactus, o modelo da Citroën leva vantagem: vendeu este ano (janeiro a maio) 6.601 unidades, contra 4.885 do WR-V e 2.560 do Tiggo 2. No ranking dos SUVs compactos, onde o Renegade é o líder (27.141 unidades), o Cactus fica na nona posição.

O Cactus tem motor 1.6 flex turbo de 173 cavalos com caixa de câmbio automática sequencial de seis marchas e conta com vários equipamentos de segurança, com destaque para:

Frenagem automática e alerta de colisão: freia automaticamente para reduzir a velocidade ou evitar uma colisão, caso o motorista não reaja em situação de perigo.

Alerta de saída de faixa: dispara um alerta se houver mudança de direção inesperada.

Alerta de atenção ao motorista: o motorista é alertado por um sinal sonoro. Após três alertas, o sistema dá o aviso de condução arriscada.

O SUV da Citroën conta também com faróis de neblina com luzes de curva, controle de aderência, sistema start/stop, visão traseira ao engatar a ré, controle e limitador de velocidade, faróis automáticos e sensores de chuva, detector de pressão dos pneus.

Tem uma boa altura em relação ao solo (225 mm) e ângulos de ataque (22°) e de saída (32°) que permitem um bom desempenho em pisos irregulares e fora de estrada. Painel digital com tela da central multimídia em preto brilhante, volante de couro e sistema de áudio com bluetooth.