Na Unimar, Moro recebe o título ‘Doutor Honoris Causa’

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, recebeu o título “Doutor Honoris Causa” durante a abertura da XXVI Semana Internacional do Curso de Direito da Unimar (Universidade de Marília), na noite de ontem (19), no anfiteatro da reitoria.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, recebeu o título “Doutor Honoris Causa” durante a abertura da XXVI Semana Internacional do Curso de Direito da Unimar (Universidade de Marília), na noite de ontem (19), no anfiteatro da reitoria.

O reitor Márcio Mesquita Serva entregou a honraria a Sérgio Moro logo no início da cerimônia. A vice-reitora Regina Lúcia Ottaiano Losasso Serva, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva e o pró-reitor Acadêmico da Unimar, José Roberto Marques de Castro também compuseram a mesa, ao lado do senador Major Olímpio e dos deputados Capitão Augusto, Coronel Tadeu e Cesinha Madureira, além do prefeito Daniel Alonso e de docentes do curso de Direito.

Moro abordou o tema “Projeto de Lei Anticrime” e enfatizou que a corrupção impacta na incapacidade de se criar políticas públicas de segurança. “Precisamos atacar três frentes: a corrupção, o crime organizado e a criminalidade violenta”.
Como juiz federal, Moro lembrou da atuação dele em Curitiba, não apenas no combate à corrupção na política, como na condenação de criminosos. “Me recordo de um traficante aqui de São Paulo que era conhecido como Tio Patinhas, porque havia acumulado muita riqueza. Este foi um dos casos que sentenciei e ele está condenado e existem muitos outros que necessitam de punição. Aceitei este desafio de ministro para contribuir no combate ao crime em nosso País e mesmo sabendo das dificuldades, estou focado em trazer melhorias para a Justiça e para a Segurança Pública”.
Estudantes, profissionais do Direito e admiradores de Sérgio Moro superlotaram o anfiteatro da reitoria da Unimar e foi preciso disponibilizar mais espaço para a transmissão da palestra do ministro da Justiça e Segurança Pública no saguão de entrada.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Mário Coraíni Júnior entregou o título de “Visitante Ilustre” a Sérgio Moro. Antes, na Prefeitura, o ministro já havia recebido a honraria de “Hóspede Oficial do Município”.

O procurador da República e docente da Pós-Graduação do Direito da Unimar, Jefferson Aparecido Dias, destacou que 19 de agosto é uma data histórica para a instituição. “Reunimos na abertura da nossa Semana Internacional de Direito o ministro da Justiça e Segurança Pública, um senador da República (Major Olímpio) e deputados federais. Com isso pretendemos aproximar a Justiça da população e da academia. É inegável os serviços prestados à sociedade pelo hoje ministro Sérgio Moro, sobretudo no combate à criminalidade. É muito bom trazer isso para a universidade”.

O pró-reitor Acadêmico da Unimar, José Roberto Marques de Castro, falou sobre o momento de glória para a instituição de ensino. “É uma satisfação inenarrável, um momento marcante, receber um ministro de Estado. O Sérgio Moro honrou a magistratura e merece este reconhecimento recebendo o título de Doutor Honoris Causa”.

O juiz de Direito, Ernani Desco Filho, lembrou que Sérgio Moro é um “baluarte” do Direito. “Ele traz para os acadêmicos uma experiência importante e agora este importante projeto anticrime que é extremamente significativo”.
O promotor de Justiça, Oriel da Rocha Queiroz, disse que a Unimar está de parabéns em promover um evento desta magnitude. “O Sérgio Moro inovou as investigações contra a corrupção e tem sido muito importante no momento político do País”.

De acordo com o delegado seccional de polícia, Wilson Carlos Frazão, trata-se de um evento memorável a XXVI Semana Internacional do Curso de Direito da Unimar. “A Universidade de Marília é um exemplo em todas as áreas e o Direito também conta com um curso de doutorado muito qualificado”. 
O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Marlúcio Bomfim Trindade, ressaltou que é o momento de fortalecer as instituições brasileiras. “Queremos ver as instituições respeitadas e que a régua utilizada seja a régua da lei. Sobre o projeto anticrime, tudo o que vier para combater a corrupção e a criminalidade é bem vindo. A Unimar teve uma grande sacada ao trazer o ministro Moro para a Semana Internacional do Direito”.
Programação

A XXVI Semana Internacional do Curso de Direito da Unimar segue até o próximo dia 23 com palestras importantes. Neste dia 20 de agosto, estão previstos para acontecer minicursos sobre “Teletrabalho: A Tecnologia e o Novo Contrato de Trabalho”, com a profissional Sandra Guilherme de Paula; “Meios Consensuais de Solução de Conflitos”, com Filipe Dourado; “Os Novos Direitos e os Velhos Problemas do Estado Social Brasileiro”, com Ricardo Alonso; e “Serventias Extrajudiciais e o Processo de Desjudicialização”, com Olavo de Figueiredo Cardoso.