Plantão faz cadastramentos biométricos no próximo sábado

Justiça Eleitoral realizará plantão da biometria no próximo sábado (21) em todo o Estado de São Paulo

Mantendo uma estratégia que vem tendo sucesso nos últimos meses, a Justiça Eleitoral realizará plantão da biometria no próximo sábado (21) em todo o Estado de São Paulo. O funcionamento nos cartórios e postos de atendimento será das 8h às 13h, com exceção apenas das cidades em que o cadastramento biométrico já foi concluído.

 

Este será o 6º plantão do ano, sempre ocorrendo aos sábados, uma vez por mês. Na última ação dessa espécie, em 10 de agosto, compareceram 40.886 pessoas. O recorde de público ocorreu no plantão de 13 de julho, com 44.281 atendimentos.

 

O plantão tem o objetivo de facilitar o comparecimento do eleitor que não tem disponibilidade no horário de atendimento padrão dos cartórios e postos (de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h). O cidadão deve fazer agendamento na internet, para maior conforto.

 

Ações como essa tem ajudado a incrementar os números da biometria. Apenas em 2019, 4,25 milhões de pessoas cadastraram suas digitais no Estado de São Paulo. Nos municípios com biometria obrigatória, o cidadão deve comparecer ainda neste ano, sob pena de ter o título eleitoral cancelado.

 

Mesmo nas cidades em que ainda não há essa obrigatória, o TRE-SP recomenda que o eleitor se adiante e aproveite a oportunidade do plantão, com o objetivo de evitar filas em um momento posterior, dado o provável aumento da procura. O procedimento, envolvendo a coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura cerca de 15 minutos.

 

Municípios com biometria recém-encerrada

 

Em 30 de agosto, o prazo para cadastramento obrigatório se encerrou em 16 municípios do Estado: Águas de Lindóia, Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Barão de Antonina, Eldorado, Emilianópolis, Fernão, Gália, Garça, Iporanga, Itaporanga, Lindóia, Lupércio, Presidente Bernardes, Riversul e Serra Negra.

 

Nessas cidades, já não haverá plantão da biometria. O eleitor que não fez o cadastramento pode procurar os cartórios no horário normal de expediente para regularizar a sua situação.

 

Central de Atendimento ao Eleitor

Em Marília, a Central de Atendimento ao Eleitor fica na avenida Brasil, esquina com a rua Paraná, no centro da cidade.