Médico ginecologista Hamilton Cerântola vai receber título da Câmara amanhã

Homenageado é da primeira turma de medicina da Famema

O médico ginecologista Hamilton Cerântola vai receber o título de Cidadão Mariliense, em sessão solene a ser realizada nesta sexta-feira (1º), às 20h, na Câmara Municipal. A homenagem é uma iniciativa do vereador Evandro Galete (Podemos).

Hamilton Cerântola nasceu em Monte Azul Paulista, em 23 de maio de 1947. Filho de Jeremias Cerântola e Esmeralda Lopes Cerântola, o homenageado pela Câmara fez o curso primário no Grupo Escolar de sua cidade natal, em 1954 e 1955. Em seguida, mudou-se com a família para Tupi paulista, onde estudou até o terceiro ano primário na Escola Rural Gleba Seca e o quarto ano em Guataporanga.

Em 1958, Hamilton Cerântola foi para Lins, fez o curso ginasial e primeiro científico no Colégio Salesiano. Em 1964, foi para São Paulo, terminando o curso científico no Colégio Bandeirantes e no Colégio Piratininga fez o cursinho preparatório 9 de Julho, já almejando a faculdade de medicina.

Casou-se com Lúcia Helena Alves Ottaiano Cerântola, com quem teve dois filhos: Luciana e Renato.

Aprovado no vestibular, em 1967, Hamilton Cerântola ingressou na recém-fundada Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e se formou médico pela primeira turma da instituição.

Em 1973 e 1974, o médico fez residência em Ginecologia e Obstetrícia pela própria Famema, sob a orientação dos médicos Gustavo Gelás, Donaldo Cerci da Cunha, Cleide Casadei e Hans Holfgang Halbe (docente da USP – Universidade de São Paulo, à época).

O ginecologista passou a atuar intensamente na maternidade e no atendimento clínico e cirúrgico da Santa Casa de Marília. O mesmo acontecendo posteriormente na Maternidade Gota de Leite e Hospital Materno Infantil. Mais recentemente, o médico também passou a atender no Hospital da Unimar.

Em sua brilhante carreira, Hamilton Cerântola contabiliza total de 15.000 partos e cirurgias ginecológicas realizados por ele, que também atende em consultório na avenida Rio Branco.