Base do MAC chega à terceira final em oito anos do Paulistão

Neste domingo, o time começa a decidir o título do Sub-13 contra o São Paulo

Por Jorge Luiz/foto: Matheus Dahsan

Pela terceira vez nos últimos oito anos, o Marília Atlético Clube (MAC) está em uma final do Campeonato Paulista de Base, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Neste domingo (dia 10), acontece o primeiro jogo da decisão do Sub-13, às 10h, contra o São Paulo, no estádio José Liberatti, em Osasco.

A primeira final foi em 2012 pelo estadual Sub-17 e a última foi da mesma categoria desta temporada, em 2014 e em ambas o Alviceleste terminou com o vice.

Em 2012, a base maqueana era administrada pela empresa Sprimg Sport e o time sub-17 tinha como técnico Valtinho Santos. Na final, derrota nas duas partidas para o Desportivo Brasil. Placar de 2 a 0 no estádio Bento de Abreu e goleada de 6 a 0 em Porto Feliz.

Dois jogadores do MAC que conquistaram o acesso na “Bezinha 2019” estavam nessa partida final (6 a 0). Pelo lado do Maquinho tinha o zagueiro Brunão e no Desportivo Brasil estava o meia Wélder, que marcou um gol em cada uma das decisões.

Na campanha do vice-campeonato, destaque para a vitória sobre o Corinthians por 3 a 0, em Guarulhos.

Em 2014, o Maquinho chegou à decisão do Paulista Sub-13 e perdeu o título para o Santos, com duas derrotas. No Abreuzão o placar acabou em 3 a 1 e na Baixada Santista o resultado foi 2 a 0.

O destaque santista da época era o atacante Rodrygo, que hoje está no Real Madrid. O jogador foi o artilheiro do estadual com 19 gols. Na campanha do vice-campeonato, o Alviceleste eliminou o Palmeiras na semifinal.

Título em 2019?

A diferença da final deste ano para as outras duas é que pela primeira vez o segundo jogo da decisão será no Bento de Abreu, no dia 17 (domingo), às 10h30, diante do São Paulo.

O Maquinho teve essa vantagem por ter feito melhor campanha que o adversário até aqui, com 83,3% dos pontos conquistados, contra 74% do Tricolor. Pelo regulamento, em caso de dois empates ou uma vitória para cada lado pela mesma diferença de gols, o título será decidido nos pênaltis.