Peça Crepúsculo da Terra Guarani é atração no Sesi

Hoje e amanhã às 20h, o grupo do NAC Marília apresenta no teatro da entidade o drama épico Crepúsculo da Terra Guarani

Hoje e amanhã às 20h, o grupo do NAC Marília apresenta no teatro da entidade o drama épico Crepúsculo da Terra Guarani, resultado do curso Múltiplas Linguagens, do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do Sesi-SP, que teve como objetivo oferecer aos  participantes a vivência no processo de montagem de uma peça teatral.

Neste ano, com o tema Movimentos Migratórios - escolhido como eixo condutor da criação dos espetáculos da edição 2019 do projeto Cena Livre, o viés de criação direcionou o olhar para as condições de migração e os deslocamentos humanos, e teve como ponto de partida a dramaturgia universal.

A terra vai ser destruída outra vez.

Ao receber a mensagem divina, o Pajé Guyraipoty precisa guiar seu povo para o leste, para que escapem da catástrofe que virá.

Desterrados, expulsos de sua morada original sagrada, eles saem em busca de Yvy Maraey, a Terra Sem Males, onde os seres e as coisas não se deterioram.

A narrativa do espetáculo dirigido por Fernando Delabio foi construída a partir do livro Lendas da Criação e Destruição da Terra como Fundamento da Religião Apapocuva-Guarani, de Curt Nimuendaju (1914), além de textos e depoimentos dos Guaranis em sua luta pela demarcação de terras no Brasil.

O texto inédito do dramaturgo Francisco Carlos apresenta a cosmo-visão guarani sobre a destruição do mundo.

Entrada gratuita. O Teatro do Sesi Marilia fica na Av. João Ramalho, 1306.