MTur apoia festas de carnaval em diversos estados brasileiros

O destaque vai para São Paulo (SP) que, de acordo com a prefeitura municipal, deve movimentar 15 milhões de pessoas durante os dias de folia.

O Carnaval está chegando e o Brasil se prepara, de norte a sul, para o maior evento popular do país.

Com o intuito de promover a cultura brasileira, atrair visitantes e gerar emprego e renda, o Ministério do Turismo apoia diversas festas nacionais e regionais durante todo o ano. Para o Carnaval 2020, o órgão investiu mais de R$ 1,5 milhão na organização de eventos geradores de fluxo turístico em vários estados brasileiros.

A cidade de São Lourenço (MG), por exemplo, foi contemplada com R$ 250 mil para a organização do Carnaval das Águas.

O evento deve reunir cerca de 100 mil turistas e promete muita folia em seis dias de festa, com uma programação gratuita para todas as idades.

Cantores famosos, marchinhas, samba e o tradicional Bloco do Pijama prometem animar a região, conhecida por suas fontes naturais de água mineral.

Além de São Lourenço, os municípios de Teresópolis (RJ), São Miguel Arcanjo (SP), São Bento do Sapucaí (SP), Urutaí (GO) e Goiás (GO) também receberam apoio do MTur para promover eventos do tipo durante este Carnaval.

As cidades que desejam obter recursos públicos para promover eventos devem seguir critérios objetivos, regulamentados pela Portaria nº39/17 do MTur, como fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro e cadastrar a proposta de trabalho no Sistema de Convênios do Governo Federal (SICONV).

Mais de 36 milhões de foliões

As expectativas para o setor turístico, durante o período, mostram que o Carnaval 2020 será de recordes.

Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo mostra que a festa deve ser aproveitada por mais de 36 milhões de foliões em seis cidades onde a folia figura entre os grandes eventos do ano, além do Distrito Federal.

O destaque vai para São Paulo (SP) que, de acordo com a prefeitura municipal, deve movimentar 15 milhões de pessoas durante os dias de folia.

No Rio de Janeiro (RJ), 7 milhões de foliões devem passar pelos famosos bloquinhos e pelo sambódromo. Destes, 1,9 milhões são turistas de outros estados do país e do mundo.

Em Pernambuco, a expectativa é que 3,7 milhões curtam o Carnaval nas famosas ladeiras de Olinda e 1,6 milhão na capital, Recife.

Minas Gerais espera que 5 milhões de pessoas aproveitem os dias de festa em Belo Horizonte.

 Em Salvador (BA) são esperadas 3 milhões de foliões, sendo 854 mil turistas, 6,7% a mais do que em 2019.