Bottas desbanca Hamilton e conquista a 1ª pole de 2020

Valtteri Bottas superou Lewis Hamilton por 0s012 de vantagem

Valtteri Bottas superou Lewis Hamilton no momento mais importante e conquistou a primeira pole position da temporada 2020 da Fórmula 1, na Áustria. Na última parte do treino de classificação, o finlandês quebrou o recorde da pista, com 1m02s939, e, mesmo com uma saída de pista na última volta, acabou o treino com 0s012 de vantagem sobre Hamilton.

Diante da superioridade da Mercedes, que fez dobradinha em todos os treinos, Max Verstappen foi o "melhor do resto" e levou a RBR ao terceiro lugar, a mais de meio segundo de Bottas. A boa surpresa foi Lando Norris, que conquistou a quarta posição no grid com a McLaren. Alexander Albon (RBR), Sergio Pérez (Racing Point), Charles Leclerc (Ferrari), Carlos Sainz Jr. (McLaren), Lance Stroll (Racing Point) e Daniel Ricciardo (Renault) completaram os dez primeiros.

A classificação ficou marcada pelo fraco desempenho da Ferrari. Além do discreto sétimo lugar de Leclerc, a decepção ficou por conta de Sebastian Vettel, que ficou apenas em décimo lugar e nem sequer conseguiu se classificar para o Q3. O GP da Áustria começa às 10h10 (de Brasília) de hoje.