PLANO SÃO PAULO: Marília continua na fase amarela; horário do comércio é mantido

Comitê de Combate ao Coronavírus de Marília realiza reunião nos próximos dias para avaliar situação

 

O  Governo do Estado divulgou ontem que todo Estado de São Paulo ficará na fase amarela do Plano São Paulo em razão do aumento do número de casos de coronavírus nos últimos meses. Marília que já estava na fase amarela permanece da mesma forma.  

Nesta fase o comércio de rua, shoppings, academias e prestadores de serviço podem funcionar por 10 horas. Bares e restaurantes mantém atendimento com capacidade reduzida. A fase amarela não fecha estabelecimentos mas é mais restritiva para evitar aglomerações.

Com a decisão do Governo, seis regiões regrediram de fase (Grande São Paulo, Piracicaba, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Taubaté). A próxima reclassificação do Plano São Paulo será feita no dia 4 de janeiro.

Em Marília a expectativa dos lojistas é com relação ao horário especial de abertura do comércio até às 22h no mês de dezembro, visando as vendas de Natal. Em nota encaminhada ontem ao Jornal da Manhã, a Prefeitura de Marília informou que por enquanto, até que uma nova reunião do Comitê de Combate ao Coronavírus seja realizada nos próximos dias, tudo permanece como está.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília, Adriano Luiz Martins, considerou prudente a posição do Governo do Estado de São Paulo em colocar todo o estado na fase amarela, de acordo com o Plano São Paulo de combate ao Covid-19, reforçando ações de enfrentamento da pandemia em São Paulo.

“Menos mal a manutenção. Pior seria o rebaixamento”, disse o presidente da associação comercial mariliense que esperava a elevação para a fase verde, porém, preocupado com as últimas informações da mídia em geral. “Um importante passo foi dado. Agora vamos discutir como fazer isso melhorar as vendas no final do ano”, ressaltou o dirigente ao lembrar do período de 10 horas de atividade no comércio e a limitação de 40% das atividades de atendimento presencial.