São Bento convoca sócios para reativar clube ao profissionalismo

Fundada no dia 3 de abril de 1928, a Associação Atlética São Bento de Marília está se organizando para voltar ao futebol profissional. Ontem, em um dos jornais da cidade, foi publicado um memorial (ou edital) convocando os associados para a Assembleia Geral Extraordinária, com intuito de eleger o novo Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para o triênio 2016/2018. A reunião

Fundada no dia 3 de abril de 1928, a Associação Atlética São Bento de Marília está se organizando para voltar ao futebol profissional. Ontem, em um dos jornais da cidade, foi publicado um memorial (ou edital) convocando os associados para a Assembleia Geral Extraordinária, com intuito de eleger o novo Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para o triênio 2016/2018. A reunião está marcada para o dia 12 de dezembro (segunda-feira), às 9h, na Rua Vera Lúcia Rodrigues Martins Casarotti, 46, no Jardim São Vicente de Paulo (zona Sul).
O segundo item do encontro é: “exposição das metas pela nova Diretoria Executiva para a restauração das atividades desportivas perante a Federação Paulista de Futebol (FPF) e elaboração de planejamento administrativo e orçamentário para o triênio 2016/2017/2018”. O edital foi publicado com a assinatura de seis associados: Alex Marques de Sousa (presidente da Liga de Futebol Amador), Nivaldo de Souza (funcionário público), Décio dos Santos (comerciante), Domingos Alcalde (engenheiro), Domingos Alcalde Junior (empresário) e Maria Cleuza de Figueiredo Martins (empresária).
A reportagem JM entrou em contato com o associado Alex Marques de Sousa, que disse que o clube só irá se pronunciar a respeito desse projeto de retorno ao futebol profissional, após a assembleia do dia 12. Contudo, destacou que o memorial publicado em jornal está regular segundo o estatuto do São Bento, mesmo que não tenha sido assinado pelo presidente atual Carlos Marques de Jesus. “O estatuto diz o presidente do clube, o presidente do conselho ou 30% dos sócios podem convocar a assembleia”, explicou. A agremiação está atualmente com 19 associados e o encontro do dia 12 também será regularizar quem já foi sócio e para aceitar novos membros. Para se filiar novamente à Federação Paulista de Futebol (FPF) a taxa cobrada pela entidade é de aproximadamente R$ 1 milhão.
Última participação
O São Bento de Marília (cores vermelha e branca) encerrou as atividades profissionais em 1989, mas sua última participação em uma competição organizada pela FPF foi em 1987, quando disputou o que atualmente corresponde ao Campeonato Paulista da Série A-3. Nesta divisão estadual foram outras seis presenças: 1965 a 69 e 86. O clube nunca jogou a elite do Paulistão, mas teve 12 participações na divisão de acesso (atualmente Série A-2) em dois períodos: 1947 a 52 e 1959 a 64.
São Bento e MAC nunca se enfrentaram profissionalmente. Na maioria das vezes, sempre que um estava na ativa no futebol profissional, o outro ficava se licenciava. Em 1986 e 87, o Marília disputava a 2ª Divisão e o São Bento a 3ª. Nem mesmo em amistoso houve o duelo entre ambos nesse período.
O São Bento chegou a ter em seu elenco em 1959, o atacante e craque Zizinho, ídolo de Pelé, que jogou a Copa do Mundo de 1950. O jogador veio no final da carreira, tinha 38 anos de idade e em 11 jogos marcou três gols.