Helô Palácio é a única mulher no TOP 6 do BBQ Brasil do SBT

Vaidosa, delicada e carnívora, blogueira de Marília é a única representante do sexo feminino no Top 6 da segunda edição do reality show que vai eleger o Melhor Churrasqueiro amador do país

Tudo começou com um convite para um dos maiores festivais BBQ do Brasil, e como carnívora apaixonada por churrasco, Helô Palácio rodou mais de 400 km para conhecer o tal festival. Ao se deparar com cortes que só se vê nas capitais, carne de qualidade e formas de preparo inusitados, notou a distância entre o BBQ e o churrasco que existe na maioria das casas pelo Brasil.

Logo, já não era mais suficiente comer esse churrasco apenas nos eventos ou quando viajava para capital e encontrava seus amigos churrasqueiro, foi então que com a ajuda e incentivo desses grandes nomes do meio, Helô decidiu aprender a fazer churrasco.

"O bife deu lugar para o steak, o fogo para o braseiro, o garfo para a pinça e então a suculência do BBQ acabou substituindo o churrasco que nunca teve dia nem hora para acontecer na minha casa", conta a churrasqueira. 

O que era apenas um hobby se tornou uma paixão ainda maior diante da intensidade de gravação do reality, "gravávamos duas provas por dia, tínhamos poucas horas de sono, e todo tempo que conseguia eu estava lá agarrada aos livros ou ao celular estudando novas técnicas de cocção", comenta. Lembra ainda que foi seu primeiro contato com a carne que fez com que se entregasse de vez ao romantismo e a rusticidade do churrasco. 

No decorrer dos episódios do reality que estreou dia 12 de agosto no SBT, Helô foi conquistando seu espaço, surpreendendo os jurados e encantando o Brasil com seu jeitinho todo feminino de assar. Aos poucos foi formando sua torcida pelas redes sociais.

O BBQ Brasil chega a um momento bem acirrado da competição, onde quem deixa o programa é quem consegue errar menos nas provas. Como única mulher no Top 6, Helô carrega a responsabilidade de representar não só as mulheres que passaram pela competição até agora, mas também todas as que enfrentam grandes desafios na busca por seus objetivos. "O mundo do churrasco é muito masculino, e muitas vezes as pessoas ainda desconfiam da nossa capacidade de fazer um bom churrasco, ainda mais quando as técnicas que nos encantam são as mais rústicas inspirada em Francis Mallmann, por exemplo, é trabalho pesado", diz Helô.

Aprendendo com os melhores

Quanto à paixão pelo churrasco, ela não para por aí. Após o término das gravações do programa, Helô criou uma lista pessoal de pessoas com quem gostaria de aprender e postou em uma de suas redes sociais, o que repercutiu em milhares de pessoas acompanhando a influencer em seu perfil no Instagram, durante esse processo de aprendizagem que começou com Roberto Barcellos, Paula Labaki e foi até o sul do Brasil: "acho importante conhecer nossas origens e não existe melhor lugar para uma imersão no mundo do churrasco do que no Rio Grande do Sul". Essa última experiência foi desde o projeto da carne de qualidade, certificação, até fogo de chão, desossa. Para fechar, Helô foi conhecer o processo artesanal de fabricação de suas facas em Serra Grande, Gramado/RS. Na oportunidade, viveu a experiência de forjar sua própria faca, feita com aço damasco.

A ideia é não parar! Estudando cada vez mais, ela já faz parte do line up de churrasqueiros de grandes eventos por todo o país e promete ser uma das grandes apostas da nova geração do BBQ.

 

Versão brasileira do formato inglês BBQ - Champ, exibido no canal ITV, o do reality show BBQ Brasil - Churrasco na Brasa vai ao ar aos sábados, a partir das 18h15, no SBT.