Reação
A Fecomercio (Federação do Comércio de São Paulo) distribuiu nota oficial em que critica declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa de impostos altos. A entidade diz que o governo faz "gastança pública" e considera "descabida" e "absurda" a posição do presidente a favor dos impostos. "É equivocada e descabida a manifestação do presidente Lula, na qual ele disse que, para haver um Estado forte, é necessário que o país tenha carga tributária elevada", diz a nota.
Outra multa
O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Henrique Neves aplicou multa de R$ 7.500 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por propaganda eleitoral antecipada. É a quinta multa contra o presidente este ano pelo mesmo motivo. A representação foi protocolada pelo DEM contra o discurso que Lula fez no dia 1º de Maio em evento organizado pelo CUT em São Paulo. O presidente pode recorrer ao plenário do TSE. Segundo o partido, Lula promoveu a candidatura da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.
Sequenciamento
No discurso, Lula afirmou que sairia da Presidência em oito meses e que estava com a consciência tranquila do dever cumprido. No entanto, o presidente defendeu o "sequenciamento" do governo. "Ainda falta muito por fazer neste país porque a gente não consegue consertar os erros de 500 anos apenas em oito anos. É preciso mais tempo, mas é preciso que tenha sequenciamento", afirmou Lula. Henrique Neves decidiu multar apenas o presidente por considerar que apenas parte de seu discurso caracterizou a propaganda irregular.
Fichas sujas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto do Ficha Limpa sem vetos. A nova lei, que foi publicada ontem no "Diário Oficial", impede a candidatura de políticos condenados por um colegiado (mais de um juiz). O texto havia sido aprovado pelo Congresso no dia 19. O Judiciário deverá decidir se a lei já vale para as eleições de outubro próximo. Ainda gera dúvida emenda do senador Francisco Dornelles (PP), que alterou o texto estabelecendo que a proibição vale para "os que forem condenados".
Perguntinha
Jogadinha suja de Dornelles?